Não é novidade que o cinema de horror dos anos 20, 30 e 40 influenciaram todos os filmes posteriores. Mesmo os diretores mais modernos têm a base do que foi o início de técnicas e motes clássicos. Obviamente, a moda, tendo uma participação direta com os personagens, acaba influenciando o que muitas pessoas vestem, mesmo sem notar a origem.
Drácula (da obra de Bram Stocker), interpretado em 1931 por Bela Lugosi, por exemplo, é um clássico do horror e definiu o figurino de infinitos vampiros mas também teve sua parte nas roupas mais trevosas de jovens nos anos 80, quando vampiros se tornaram muito populares... O cabelo penteado para trás com gel,a gola alta da capa, a camisa branca com traje completo, a elegância que definiria o guarda-roupas de vampiros e jovens para sempre.
Já no filme A Noiva de Frankenstein, também de 1931,trouxe Elsa Lanchester com as famosas mechas platinadas com ondas volumosas e um par de sobrancelhas que traz bastante do traço das sobrancelhas utilizadas na época, mas com o final
reto e sem curvas. O batom escuro. Esse visual, bastante focado na beleza/make, foi repetido em referências em vários filmes, como The Rocky Horror Picture Show, de 1975. Filme esse, aliás, que bebe de muitas fontes do horror clássico em preto & branco, além de também trazer certa inovação em termos de misturar roupas e acessórios diversos
com muita competência. Em Nosferatu, de 1922, o casaco preto com botões e gola alta reforça a imagem de que vestir preto com detalhes elegantes é sinal de poder e dominação.
Embora Morticia Addams tenha aparecido nos cartoons de Charles Addams a partir de 1938, a personagem foi, com a série de TV dos anos 60 e os filmes nos anos 90, elevada a um símbolo máximo de fashionista do horror. O vestido preto com cauda sereia, a manga sino, o decote profundo e a beleza marcante: tudo ainda inspira muito do que reproduzimos não somente em festas à fantasia, mas também no dia a dia. O ''pretinho básico'' pode até ter ganhado notoriedade com Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (1961), a popularização com Morticia irradiou desde os anos 50 também para figuras com estilo similar: Vampira, personagem de Maila Nurmi, Elvira, interpretada por Cassandra Peterson e muito mais!
Fato é que com o passar dos anos o cinema vai reinventando a moda de diversas maneiras, mas seguimos olhando para referências de clássicos do século 20. Que seja assim sempre!
Comentarios