top of page
Foto do escritorIsabela Picolo

Nosferatu (2024)

A sensação de ver um filme, que por muitos anos era o sonho de um diretor, teria sido muito mais satisfatória se não ficasse impresso em cada cena o desespero para ser assustador e sombrio a todo tempo. 


A expectativa é gigantesca por um projeto que não saía do papel desde quando o diretor ficou conhecido pelo filme A Bruxa. Depois do sucesso de O Farol, com sua estética em preto e branco entre outros detalhes, visualizar uma releitura de Nosferatu pelas mãos de Robert Eggers parecia um plano infalível. 


A falta de originalidade aparece no filme principalmente quando se trata de jumpscares. Nunca foi algo que o diretor fez em seus trabalhos, que sempre se sustentavam pela atmosfera pesada, sem a necessidade de assustar o telespectador da forma mais tradicional. Aqui vemos jumpscares forçados e repetitivos, que tornam o filme irritante.

Acredito que ver a história contada pela visão do diretor já seria satisfatório para os fãs, então quando falam que o filme não tem originalidade por ser uma história já contada, não concordo.

O peso do elenco é um grande chamariz, mas infelizmente nem todos entregam o que se espera. Há quem tenha elogiado a atuação de Bill Skarsgård como Conde Orlok, mas convenhamos, não houve muita liberdade para o ator em desenvolver algo além do seu sotaque. A voz é alterada, seu rosto pouco aparece. Qualquer ator faria esse papel, e não é culpa de Bill, apenas ele não foi bem aproveitado.


Falando ainda em atuações, Willem Dafoe já está bem confortável nesse papel de velho excêntrico, então parece que anda no piloto automático, mas não falha no que está fazendo. Aaron Taylor-Johnson que tem um papel com um grande peso dramático para história não consegue transmitir isso e Lily-Rose Depp entrega drama e terror, mas de forma mecânica e só engana infelizmente.


Sem muitas expectativas fui conferir o filme e o que se sobressai para mim é apenas a sua estética, pois o filme é morno, monótono com um final bonito, mas decepcionante e acelerado em sua resolução.



 

NOSFERATU (2024)


Direção  Robert Eggers

Duração 132 min

Gênero(s) Terror, Fantasia, Gótico

Elenco Bill Skarsgård, Nicholas Hoult, Lily-Rose Depp, Aaron Taylor-Johnson, Emma Corrin, Ralph Ineson, Simon McBurney e Willem Dafoe

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page