No filme A Vigília (The Vigil) conhecemos a estória de Yakov Doren, vivido por Dave Davis, que apesar da introspecção social e de não ser mais presente na comunidade judaico ortodoxa aceita o trabalho de shommer, pessoa responsável pela vigília de um falecido até que este encontre o caminho das almas.
Yakov é abordado pelo rabino Shulem (Menashe Lustig) que conhece o jovem de longa data e sabe que ele é capaz devido as experiências anteriores com a função. O único problema é que a pessoa que iria fazer o tal trabalho desistiu horas antes por medo e, apesar de estranhar a atitude, Yakov aceita a tarefa com o intuito de se desafogar das dívidas, reflexo da falta de traquejo social adquirida depois de um trauma familiar. Contando com a presença da viúva portadora de Alzheimer, a senhora Litvak (Lynn Cohen, perfeita), as cinco horas que o separam do dinheiro deveriam passar facilmente.
Um dos grandes acertos do diretor é fugir da já esgotada premissa religião católica x exorcismo, aproximando a temática demoníaca da religião judaica ortodoxa. Para além disso, temos um trabalho sem exagero na montagem, na criação, no diálogo dos personagens mas principalmente nas aparições do demônio Mazzik.
Este é o primeiro longa metragem do diretor e roteirista Keith Thomas, o qual se mostra impecável na construção de momentos de tensão e na exploração do medo de seu personagem principal. Vale ressaltar que praticamente tudo está a favor do demônio (com uma característica "física" que denota importância para os vivos e mortos), as sombras, as luzes, os sons.
Até mesmo os pequenos espaços da casa se transformam em um complexo campo de batalha, não entre o bem e o mal propriamente, mas entre passado e presente que atormentam e se alimentam não somente dos corpos mas das almas daqueles que se sentem aflitos diante o reconhecimento de sua impotência enquanto seres passíveis de erros.
A Vigília (2019)
The Vigil
IMDb | Rotten Tomatoes | Letterboxd | Filmow
Direção Keith Thomas
Duração 1h28min
Gênero(s) Terror, Suspense
Elenco Dave Davis, Menashe Lustig, Lynn Cohen +
Comments